segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ginástica na Escola - O prazer de aprender !

Educação Física Escolar  




História da Ginástica


A história da Ginástica confunde-se com a história do homem. A Ginástica entendida por Ramos (1982: 15) como a prática do exercício físico “vem da Pré-história, afirma-se na Antigüidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea”. No homem pré-histórico a atividade física tinha papel relevante para sua sobrevivência, expressa principalmente na necessidade vital de atacar e defender-se. O exercício físico de caráter utilitário e sistematizado de forma rudimentar, era transmitido através das gerações e fazia parte dos jogos, rituais e festividades.

O Conteúdo da Ginástica


Todo movimento ginástico, assim como os movimentos característicos dos esportes, evoluíram dos movimentos naturais do ser humano, ou habilidades específicas do ser humano que, segundo Pérez Gallardo (1993), “são aquelas que se caracterizam por estar presentes em todos os seres humanos, independentes de seu lugar geográfico e nível sócio-cultural e que servem de base para aquisição de habilidades culturalmente determinadas..."


O Plano de Aula - Processos Pedagógicos


ELEMENTO
AJUDA E PROTEÇÃO

ROLAMENTO PARA FRENTE GRUPADO


Partindo da posição de pé com as pernas unidas,flexioná-las,apoiar as mãos no solo e,impulsionando o corpo com as pernas,rolar sobre as costas em posição grupada,finalizando sobre os pés,elevando-se á posição de pé.
O ajudante deverá se posicionar ao lado do executante,colocando uma das mãos na nuca e a outra na barriga,ajudando-o a executar o movimento,acompanhando-

o até o final do mesmo.





PONTE PARA TRÁS:
AJUDA E PROTEÇÃO

Partindo da posição à frente da outra e os braços esticados e elevados.Desequilibrar-se para trás,levando as mãos ao solo,elevando a perna que está à frente.Ao tocar as mãos no solo,lançar as pernas em afastamento antero-posterior,passando pelo apoio invertido à posição de pé.
O ajudante deverá se posicionar ao lado do executante,conforme a perna que o mesmo levar a  frente,colocando uma das mãos na altura do ombro e a outra nos glúteos,ajudando-o até o final do elemento,acompanhando-o em todo seu trajeto.






ESTRELA OU RODA
AJUDA E PROTEÇÃO
Partindo da posição de pé,braços paralelos e elevados,dar um passo à frente apoiando as mãos no solo na mesma direção do pé que está à frente,impulsionar a outra perna passando pelo apoio invertido,mantendo as pernas afastadas,girando em torno do eixo antero-posterior até a perna ligeiramente flexionada tocar o solo.Imediatamente,a outra perna tocará o solo,as mãos perdem o contato com o mesmo.Braços elevados na posição final que será de frente para o início do movimento,pernas afastadas.
O ajudante deverá se posicionar ao lado do executante,conforme a perna que o mesmo levar a frente,colocando ambas as mãos na cintura dele,ajudando-o até o final  do elemento,acompanhando-o em todo seu trajeto.


PARADA DE MÃOS OU DE DOIS APOIOS
AJUDA E PROTEÇÃO
Partindo da posição de pé,iniciar uma inversão do corpo,ficando em equilíbrio estático sobre as duas mãos,com os braços paralelos bem estendidos e o corpo em linha reta
O ajudante deverá se posicionar ao lado do executante,apoiando ambas as mãos nas pernas,dando o equilíbrio necessário e descendo devagar as pernas do executante.



PLANO DE AULA
ESCOLA:
ESCOLA ESTADUAL ANA CARVALHO DE SILVEIRA
PROFESSOR ORIENTADOR:
Iara Prisco de Moraes -
masp:1163481-3
ALUNOS(S):
Fabiana Fagundes
Lorena
Fabrício
Márcia
Paula
Vicente Couto
ANO/SERIE:
6º ANO
N° DE ALUNOS:
14
DATA DA AULA:
13/05/2011
DURAÇÃO DE AULA:
40 min

HABILIDADE 
Conhecer as características da ginástica de solo.
Vivenciar os elementos ginásticos desta modalidade respeitando o limite de  cada um. 

OBJETIVOS ESPECIFICOS
  • Reconstruir as capacidades de ritmo;
  • coordenar a agilidade com as práticas de ginástica, envolvendo a sociabilização nas formações de grupos e o respeito aos limites de cada aluno;
  • Estimular a modalidades de ginástica sem a exigência da perfeição, utilizando fundamentos básicos como ponto de partida.
CONTEÚDO
Eixo temático: Ginástica
Tema: Ginástica de solo
Tópico: Características da ginástica de solo
Concepção de ensino:Construtivista
DESENVOLVIMENTO

Primeiro momento
Iniciar a aula questionando ás crianças quais são os movimentos que eu posso realizar com meu corpo. Em seguida relembrar quais os tipos de ginástica que elas conhecem a partir da televisão, ou porque alguém da família pratica ou porque já viram no clube, academia, escola e etc.
 
Segundo momento
Apresentação do tema da aula que não há necessidade de conhecimentos prévios dos alunos, então desenvolve um alongamento de 5 á 10 minutos que tem como objetivo principal o corpo dos alunos, aquecendo os grupos musculares que serão solicitados na ginástica, e também os despertando para que se sintam mais dispostos ao iniciar. Inicia-se os movimentos da ginástica artística adequados á capacidade e entendimento dos alunos.

Terceiro momento
Parar as atividades e corrigir alguns erros e faz alguma adaptação, para que a atividade continue e que todos possam participar.
MATERIAL UTILIZADO:
      Colchonetes
      Quadra
AVALIAÇÃO
Debate e observação durante a aula e sistematização do que aprendemos.

Nota do Professor, para a atividade do grupo: ________

_____________________________________________________
Assinatura do (a) Professor (a).



Avaliação do Professor(a) Orientador(a)




Alongamento 


Rolamento




Estrela, Ponte e Parada de mãos


Feedback sobre a aula e a FOTO!!! Heeee...Fabrício!!!


RELATÓRIO: VISITA TÉCNICA A ESCOLA ESTADUAL ANA CARVALHO

Por: Vicente, Fabiana, Márcia, Paula, Fabrício e Lorena
Disciplina: Educação Física Escolar II
No dia 13 de Maio de 2011
Participantes: 14
Eixo temático: Ginástica
Tema: Ginástica de solo
Objetivo: Despertar o interesse para as práticas de ginástica, envolvendo a sociabilização nas formações de grupos e estimular as diferentes modalidades de ginástica sem a exigência da perfeição, utilizando vivências e fundamentos básicos como ponto de partida.

Introdução:
O grupo visitou a Escola Estadual Ana Carvalho de Silveira, no dia 13 de maio de 2011, para aula de ginástica para alunos do 6º ANO. Fomos bem recebidos pela Diretora Josiane que se prontificou a nós ajudar e apresentou a Profª Iara Prisco de Moraes de Educação Física que abriu mão de sua aula para darmos nossa aula. Iniciamos a aula explicando a atividade proposta e objetivos, depois perguntamos aos alunos se eles já tiveram vivência com o tema, através da televisão, se praticam ou já praticaram e se conheciam alguém que pratica ou praticou.

No segundo momento a Profª pediu a cooperação e atenção dos alunos e fez o convite para os queriam participar, então começamos as aulas que teve como inicio um alongamento para aquecer os músculos dos membros inferiores e superiores e em seguida passamos para a segunda parte que era introduzir os fundamentos básicos da ginástica de solo. Tivemos a participação de 14 alunos, em sua maioria meninas, houve uma relutância na participação talvez por não terem vivencia com a ginástica. Os alunos que participaram se mostraram bem interessados os demais que não participaram ficaram observando ou jogando bola que é o que eles mais gostam de praticar na escola. No final da aula nos agradecemos e presenteamos os participantes com uma camisa e uma cartilha de alongamentos para a coluna que foi recomendada para os pais dos alunos.

Conclusão:
Concluímos que nosso objetivo foi alcançado pois a aula foi bem proveitosa, os alunos demonstraram muito interesse de aprender sobre esta modalidade (ginástica de solo) já que não tiveram vivência na escola nem fora dela, os alunos consideram novidade a inclusão da ginástica na educação física.




segunda-feira, 9 de maio de 2011

ASSUMINDO A ESCOLA EMERGENTE - Sujeitos de direitos no presente x Sujeitos de direitos no futuro



ASSUMINDO A ESCOLA EMERGENTE


A vivência de cada idade de formação sem interrupção



A separação entre tempo de formação e tempo de ação, tempo de infância e tempo de adulto, fez do tempo de escola uma etapa que só encontra sentido enquanto PREPARAÇÃO para outros tempos. A infância e a adolescência deixaram de ter sentido em si como idades específicas de vivência de direitos. A criança e o adolescente não são reconhecidos como sujeitos de direitos no presente. Daí que a escola só se pensa como tempo de preparação para vivência de direitos no futuro.
Na década de 70, falava-se na escola como tempo de preparação para o trabalho futuro. Na década de 80, enfatizava-se o tempo de escola como preparação para a cidadania futura.
A maioria dos Projetos Político-Pedagógicos de nossas escolas reafirma essa visão da escola como preparo da criança para a vivência consciente dos direitos no futuro, quando adulto.
Essa concepção do tempo da infância e do tempo da escola está arraigada em nossa cultura pedagógica, na representação social e em nossa formação e prática profissional. A escola sempre sonhada como garantia da futura república, da futura democracia , da futura cidadania, do futuro progresso, da futura vivência dos direitos, da futura libertação, da futura igualdade... Os movimentos sociais democráticos vêm lutando contra essa permanente negação dos direitos no presente e seu adiamento para tempos e idades futuras. O movimento social vem recolocando cada idade presente como tempo específico de construção da experiência histórica. A infância ou a vida adulta são igualmente idades de formação e de vivências de direitos plenos.
Conseqüentemente as escolas, sua organização, seus tempos e espaços estão sendo repensados para se redefinirem e adaptarem a esse avanço na consciência-vivência dos direitos da infância.
As instituições educacionais são repensadas como tempos e espaços da cidadania e dos direitos no presente, para que o tempo de escola permita uma experiência o mais plena possível da infância e da adolescência, sem sacrificar auto-imagens, identidades, ritmos, culturas, linguagens, representações, etc., em nome da preparação para a vida adulta.

REBIDIA - Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre Infância e Adolescência
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Objetivo: A REBIDIA é um sistema descentralizado de documentação e informação sobre a criança e o adolescente, que apoia e subsidia os vários níveis de formulação e execução das políticas públicas das áreas sociais. A Rede seleciona e divulga indicadores e informações referentes à recursos públicos, legislação, estatísticas por município, experiências sobre controle social, documentos sobre os conselhos e de referência sobre a criança e o Adolescente.

Quem Somos: A REBIDIA - Rede Brasileira de Informação e Documentação sobre Infância e Adolescência integra o Setor de Políticas Públicas da Pastoral da Criança. Além da triagem e a disseminação estratégica de informações sobre a criança e o adolescente no Brasil, a REBIDIA promove a utilização destas informações como instrumento de melhoria da qualidade de vida da infância brasileira. Este objetivo é a concretização do Artigo 2º, itens III e VI, do Estatuto da Pastoral da Criança.

FONTE: http://www.rebidia.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=460